A Igrejinha de Fátima (ou simplesmente Igrejinha) foi a primeira edificação concluída em Brasília, sendo inaugurada em 28 de junho de 1958.
A motivação para construí-la partiu da então primeira-dama, Sarah Kubitschek, que fez uma promessa para a cura de uma de suas filhas. A construção do pequeno templo (que comporta cerca de 50 pessoas em seu interior) foi concluída após 100 dias de construção.
Foi projetada por Oscar Niemeyer, que se inspirou em um chapéu de freiras como modelo. Na parte externa estão azulejos de Athos Bulcão. Os afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, nas paredes internas, foram cobertos por tinta em uma reforma ocorrida na década de 1960.
Recentemente, a igreja foi pintada internamente por Galeno, artista plástico residente em Brazlândia (DF), com um estilo semelhante ao de Volpi. As figuras foram feitas de forma a não se sobreporem as pintadas por Volpi, de forma que, se e quando houver tecnologia para remover a tinta sem prejudicar a obra original, isso possa ser feito.
Houve certa comoção na cidade quando Galeno iniciou as novas pinturas. Inicialmente eram muito abstratas, o que gerou reclamação dos frequentadores assíduos da igreja; o problema - em minha opinião - é que o templo é acima de tudo, uma igreja usada por vários fiéis, por outro lado, também é um museu em área tombada que possuía pinturas abstratas, o que deveria ter sido mantido. Finalmente, após algumas mudanças no projeto original, as novas pinturas foram finalmente concluídas. Os desenhos de tom lúdico se referem a própria origem do templo, construído após uma promessa feita para curar uma criança, e também ao fato de Nossa Senhora ter sido avistada em Fátima (Portugal) por três crianças; interessante notar que o rosto de Maria, tanto no trabalho de Volpi quanto no de Galeno, não tem traços fisionômicos. Segundo Galeno, sua motivação para pintar Maria sem rosto foi a homenagem a todas as mulheres que construíram Brasília, pois cada uma verá o seu próprio rosto na face da santa (confira mais no link http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/164012)
Nossa Senhora sem traços fisionômicos.
Os painéis de Volpi...
,,, e os de Galeno.
Fonte das fotos: as coloridas, são minhas. A que retrata os desenhos de Volpi é de autoria desconhecida e está no Arquivo Público Nacional, segundo informa um site interessante de arquitetura, o Vitruvius - http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.125/3888
ENDEREÇO: Entrequadra 307/308 Sul
TELEFONE: (61) 3443-2869
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: todos os dias, de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 19:00.
Há missas antes e depois desses horários, mas aí não dá pra ficar circulando pelo templo, né? A foto abaixo mostra o horário das missas, da secretaria e de outros trabalhos religiosos:
ESTACIONAMENTO: gratuito
ENTRADA: gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário