Gostou do blog? Divulgue!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Igreja de pedra de Barra do Guaiçuí (MG)




SÉRIE CIRCUITO MOSAICOS

     Visitei Barra do Guaiçuí em 2016, sendo minha primeira parada no Circuito Mosaicos, em que viajei 3817 quilômetros de carro durante duas semanas para divulgar meu livro Mosaicos e tirar fotografias de divulgação para o Poesia Estradeira. Barra do Guaiçuí é um pequeno povoado que pertence ao município de Várzea da Palma (MG). Contudo, está mais próximo de Pirapora - 23 quilômetros - estando localizada às margens da rodovia que segue de tal cidade para Montes Claros, e às margens do Rio das Velhas, bem próximo ao encontro com o Rio São Francisco.
     O povoado não é tão pequeno e a sinalização para a igreja praticamete inexiste. Portanto, prepare o GPS ou pergunte a localização para os moradores.
     A igreja de pedra teve sua construção interrompida no século 18, por razões desconhecidas. A causa mais provável é que tenha ocorrido um surto de malária na região, o que fez com que as pessoas deixassem o local. Na volta, decidiram contruir uma nova igreja em outro ponto do povoado.
     E assim a igreja de pedra permaneceu, às margens do rio das Velhas, testemunha muda da vida pacata  do lugar.
     Porém, a semente de uma gameleira brotou na parede que ficaria próxima ao altar... a planta cresceu e hoje é uma esplendorosa árvore, que convive em simbiose com a parede de pedra. É esse conjunto de natureza com as mãos do homem que atrai curiosos para o lugar.

As raízes da árvore ocupam a parede que ficaria próxima ao altar


A igreja fica próxima ao rio das Velhas



Visão externa do templo







ENDEREÇO: distrito de Barra do Guaiçuí, às margens da rodovia que liga Pirapora a Montes Claros. Entre à esquerda, no trevo de acesso ao povoado.
ESTACIONAMENTO:  há um bom espaço em frente
ENTRADA: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário