Inaugurado em 15 de janeiro de 1980, o Museu Postal e Telegráfico da ECT fechou para reformas e reabriu em 25 de Janeiro de 2012.
Além do acervo relacionado aos correios, abriga exposições temporárias.
Modelos diversos de caixas de coleta, do período imperial e da república
Caixa de coleta da época imperial.
A caixa maior foi a primeira do período republicano, com 2 metros de altura e 500 quilos; a menor também é republicana, do tipo parede.
Caixa de coleta do império, tipo parede. Repare que as caixas de coleta da época imperial e as dos primeiros momentos da república eram quase idênticas: a única diferença é a estrela (que representa a república) no lugar do brasão imperial (coroa vermelha e amarela com uma cruz no topo). Isso ocorreu porque, com o advento da república, os símbolos do império foram excluídos.
Réplica de um furgão postal, utilizado no Rio de Janeiro.
O barco de cima é réplica de uma canoa do rio São Francisco. A de baixo é uma canoa das monções, utilizada na última fase do ciclo do ouro no Brasil.
Réplicas de aviões já utilizados pelos Correios.
ENDEREÇO: SCS - Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl. A, nº 256, Ed. Apolo
TELEFONE: (61) 3426-1000
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: terça a sexta, entre 10 e 19 horas; sábados, domingos e feriados, entre 12 à 18 horas.
ESTACIONAMENTO: o museu está no Setor Comercial Sul, justamente a área mais movimentada de Brasília. Existe estacionamento gratuito ao redor, mas é quase impossível encontrar vaga depois das 7 e meia da manhã. É preferível descer na estação de ônibus da W3 Sul (próximo ao shopping Pátio Brasil) e caminhar até o museu; outra alternativa é descer na estação de metrô da Galeria. Para visitas mais tranquilas, escolha os finais de semana.
ENTRADA: gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário