Gostou do blog? Divulgue!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Memorial JK - Brasília (DF)

   

     O Memorial JK é mais um dos monumentos de Brasília concebido por Oscar Niemeyer. Além de guardar seu corpo, abriga um grande acervo pessoal do ex-presidente (como sua biblioteca),  além de fotografias da construção da cidade. A câmara mortuária de Juscelino recebe luz natural filtrada pelos vitrais de Marianne Peretti, ao redor, há painéis de Athos Bulcão.
     No lado de fora, no meio do estacionamento, está exposto um dos veículos do ex-presidente.
     Houve uma certa polêmica na época de sua construção, visto que o pedestal que abriga a estátua do ex-presidente lembra uma foice, um dos símbolos do comunismo, o que não foi bem visto pelos militares que dirigiam o país na época. Contudo, a construção prosseguiu, sendo inaugurada em 1981.
     A cerca de 100 metros do memorial está uma pracinha com uma cruz: ali foi realizada a primeira missa de Brasília, ainda antes de sua inauguração. A praça recebe muitas pessoas ao fim do dia para apreciar o pôr do Sol, visto que é o ponto mais alto da cidade.




A estátua em bronze de JK com sua esposa Sarah foi inaugurada há poucos anos. Já o pedestal ao fundo é da época da inauguração; possui 28 metros de altura, enquanto a estátua ali presente, de autoria de Honório Peçanha, possui 4,5 metros.


Esculturas circulares de Darlan Rosa enfeitam o gramado em volta.



Bandeiras do Distrito Federal, do Brasil, e de Minas Gerais.


Abaixo da cúpula branca se encontra o corpo do ex-presidente.



ENDEREÇO: Eixo Monumental (próximo ao Museu do Índio)

TELEFONE: 61-32267860 ou 61- 32259451

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: de terça a domingo, entre 9 e 18 horas

ESTACIONAMENTO: gratuito

ENTRADA: 10 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário