Gostou do blog? Divulgue!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Panteão da Pátria - Brasília (DF)

   

     O Panteão da Pátria foi criado como uma forma de homenagear Tancredo Neves, eleito para a Presidência da República em 1986, mas que não conseguiu assumir o cargo, por problemas de saúde.
        Com projeto de Oscar Niemeyer, o prédio tem o formato de uma pomba e foi construído ao lado da Praça dos Três Poderes, a cerca de 100 metros do Mastro da bandeira. Durante muitos anos suas atrações se restringiam a um grande quadro de Joaquim Câmara na parte superior do prédio, retratando a Inconfidência Mineira, junto com o livro dos Heróis e heróinas da Pátria.



O Livro de Aço


         Após uma reforma, foi reinaugurado em 2014. Possui também, agora, um pequeno acervo referente ao político mineiro, incluindo o diploma de presidente de Tancredo Neves, sua certidão de Batismo, livros e material de campanha política. Há também vídeos e um quadro com sua trajetória.

Minha Varginha aparece nesse documento. Na ocasião, a cidade registrou 61 votos para o então candidato Tancredo Neves, em 1982
          


          Nas proximidades do Panteão existe a Pira, com uma chama acesa permanentemente em seu topo, a representar a liberdade.


A Pira foi inaugurada em abril de 1987, dois anos após a morte de Tancredo Neves. Ao fundo, o Mastro da Bandeira.


A chama da pira


Vista do STF, a partir da Pira



Vista do Congresso Nacional a partir da Pira

Uma pomba descansa na Pira...


ENDEREÇO: Praça dos Três Poderes

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: terça a domingo, de 9 às 18 horas

ENTRADA: gratuita

ESTACIONAMENTO: utilize o estacionamento ao lado do STF (acesso à direita do Eixo Moinumental, próximo ao ponto de ônibus) ou o estacionamento do Mastro da Bandeira e do Memorial Oscar Niemeyer



Nenhum comentário:

Postar um comentário