Com projeto de Lúcio Costa, foi inaugurada em março de 1967. A Torre de TV foi criada com o objetivo não apenas de dar suporte às transmissões das emissoras, mas também servir como atrativo turístico no centro da cidade.
Possui 224 metros de altura e é uma das maiores do mundo (e a quinta maior do Brasil). Possui um mirante a 75 metros, de onde se tem uma visão de 365° da cidade. Lá de cima é possível avistar pontos diversos, como a Esplanada dos Ministérios, a Torre Digital, a Ponte JK e o Estádio Mané Garrincha.
As torres de TV mais altas que a de Brasília estão no Amazonas, Pará (duas) e Rio Grande do Sul, contudo, nenhuma delas está aberta ao turismo.
A 25 metros de altura, em um formato de triângulo, está presente um mezanino pensado para servir de restaurante. Após o fechamento do espaço, o local abrigou durante alguns o Museu Nacional das Gemas, que fechou após alguns anos. Por fim, após a Copa no Brasil, em 2014, o lugar voltou a funcionar, e hoje é ocupado pelo restaurante Mezanino, que inclusive funciona no período noturno.
Desde a década de 70 funcionava aos pés da torre uma feira de artesanato; por volta de 2006, os artesãos foram transferidos para um ponto atrás da torre. Outra atração próxima é a Fonte Luminosa, reinaugurada após alguns anos de abandono.
A torre é muita apreciada a noite, em dezembro, por se transformar em uma imensa árvore de Natal, com correntes de luz que saem do mirante.
FOTOS DA CONSTRUÇÃO
Desconheço a autoria.
Fonte Luminosa
Visão da Fonte Luminosa, a partir do mirante da Torre
Visão da Esplanada dos Ministérios
Do mirante, é possível avistar também a Catedral e a Ponte JK (à direita)
A feirinha de artesanato
A parte de cima da Torre, a partir do mirante
Ferinha de artesanato
MEZANINO
O restaurante Mezanino também possibilita bela visão panorâmica de Brasília.
O local cobra uma entrada de 10 reais, dispensada para crianças , idosos e correntistas do Brb (Banco de Brasília).
Ao fundo, é possível visualizar o Congresso Nacional
ENDEREÇO: Eixo Monumental, próximo aos Setores Hoteleiros norte e sul
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: a torre em si pode ser visitada o dia inteiro; mas o mirante apenas durante o dia. O restaurante Mezanino funciona para almoço e jantar (os horários específicos podem ser conferidos nas redes sociais do local). Quanto a feira de artesanato, é possível visitar uma ou outra loja durante todos os dias da semana, mas o local funciona a pleno vapor apenas nos fins de semana.
ENTRADA: gratuita para o mirante
ESTACIONAMENTO: sim