Gostou do blog? Divulgue!

sábado, 23 de agosto de 2014

Catedral - Brasília (DF)


      




          A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida simplesmente como Catedral, é um dos monumentos mais famosos de Brasília e da arquitetura de Niemeyer. Sua construção iniciou-se em 1956, e a estrutura de concreto estava pronta em 1960, porém, o prédio só foi concluído em  maio de 1970. Em minha modesta opinião, é o prédio mais bonito da cidade.
           Seus 16 pilares de concreto são unidos por uma base circular de 60 metros de diâmetro. No topo, uma cruz metálica com 12 metros de altura.
          A entrada do templo é feita através de um pequeno corredor escuro, que simboliza a escuridão que a humanidade está envolta antes de chegar a luz divina... Dentre suas obras de arte mais famosas, estão os vitrais de Marianne Peretti e os anjos suspensos de Alfredo Ceschiatti. Na entrada do templo estão outras quatro esculturas de Ceschiatti (com a colaboração de Dante Croce), os evangelistas, além dos sinos presenteados pela Espanha.


A Catedral na década de 60. A fotografia foi retirada do www.catedral.org.br, e tem autoria de Gui Peres.







A Catedral com o campanário.



 As três estátuas dos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas ficam à frente da cúpula branca, localizada acima da capela do batistério, por sua vez situada no subsolo da Catedral.

As estátuas dos evangelistas possuem 3 metros de altura, e foram esculpidas em bronze por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. Esta é a estátua de João, que fica de frente para as outras três.


          Não há uma explicação oficial sobre o porquê de a estátua de João estar isolada das demais. Teologicamente falando, há uma possibilidade: os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas guardam muitas semelhanças entre si, motivo pelo qual situam-se simbolicamente do mesmo "lado". O Evangelho de João  guarda muitas particularidades, motivo pelo qual a estátua pode ter sido colocada no lado oposto.




A escura entrada do templo.



Pinturas de Athos Bulcão


Os três anjos suspensos de Ceschiatti. O maior deles tem 4,25 metros e trezentos quilos.



A cruz da primeira missa, rezada em 1957.


Quadros de Di Cavalcanti, representando a Via-Sacra


Reprodução do Santo Sudário, localizada na capela no subsolo da Catedral.





A réplica da Pietá repousa ao lado de uma estátua de Dom Bosco.



ENDEREÇO: Eixo Monumental, próximo a Esplanada dos Ministérios

TELEFONE: (61) 3224-4073

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: todos os dias, de 8 às 17 horas. Durante os horários de missas, naturalmente, não são permitidas visitas ao interior da igreja.

HORÁRIOS DE MISSAS: terça a sexta, às 12:15 e 18:15; sábados, às 17:00 e domingos, às 08:30, 10:30 e 18:00.

ESTACIONAMENTO: gratuito

ENTRADA: gratuita

MAIS INFORMAÇÕES: www.catedral.org.br